HammerFall: Velho demais para morrer jovem


“Grunge foi a pandemia dos anos noventa!” ri Joacim Cans , vocalista do HAMMERFALL , relembrando o estado do metal durante os anos de formação da banda. Ele está se juntando a nós em uma chamada do Skype para discutir seu novo álbum,  Hammer Of Dawn , e ele está em um clima reflexivo. Você pode dizer que ele não está totalmente sério pelo tom de voz, mas ele está certo sobre uma coisa; o metal tradicional estava em péssimo estado quando o quinteto sueco se reuniu pela primeira vez para escrever música. As ondas de rádio do início a meados dos anos noventa foram dominadas por nomes como NIRVANA e SOUNDGARDEN , músicas sobre dragões não estavam mais na moda.

As coisas também não melhorariam por muito tempo. Nu-metal e punk americano estavam esperando nos bastidores a queda do grunge. Bandas de metal de ponta como PANTERA se saíram bem, mas os caras que cresceram ouvindo DIO e IRON MAIDEN tiveram um momento desafiador.

Mas três décadas depois, HAMMERFALL não apenas sobreviveu, eles prosperaram. Eles são extremamente populares e podem ser considerados um dos pilares do power metal moderno. Eles já têm onze álbuns no currículo e o décimo segundo está para sair a qualquer momento. A pandemia tem sido horrível, mas Joacim não pode deixar de ser otimista apesar de tudo. Eles não estão sozinhos em levantar a bandeira do power metal; há toda uma geração de novas bandas orgulhosas deles.

“Grunge nunca foi minha praia. Voltei dos EUA, estudei lá em 1993-94 e não consegui encontrar uma banda para tocar. O estado do metal estava quase morto. Mas olhe para os festivais agora. Os festivais são enormes! Também vejo um novo movimento de heavy metal muito tradicional, muito fiel à onda britânica de Heavy Metal, vindo dos EUA e Canadá. Jovens estão formando bandas e tocando NWOBHM e eu amo isso.”

Ele também tem boas razões para estar de bom humor, o próximo Hammer Of Dawn é ótimo. É um disco galopante e de alta octanagem, cheio de grandes refrões, melodias cativantes e energia contagiante. Eles têm feito música assim desde que estouraram os blocos de partida com o clássico de estreia de 1997, Glory To The Brave . Desde então, eles não tiveram muitos desvios de sua fórmula estabelecida, mas ficaram muito, muito bons em fazer metal galopante e afirmativo.

Não há um pingo de gordura em Hammer Of Dawn , cada faixa é uma única em espera e sua base de fãs devotada deve gostar. É um álbum que não pode deixar de fazer você sorrir, mas há uma profundidade extra nele. A pandemia os fez refletir sobre seu lugar no mundo e trouxe a percepção de que isso não durará para sempre:

“Todas as músicas são composições independentes, não é um álbum conceitual, mas cada álbum tem um tipo de conceito embutido quando você está escrevendo as letras. No meio da pandemia percebi que não sou imortal. Eu vou morrer um dia. Muitas coisas, muitas das minhas intenções foram nessa direção, em uma música como Venerate Me , que trata do fato de você morrer duas vezes; quando você dá seu último suspiro e quando alguém diz seu nome pela última vez.”

Este é um assunto sombrio para uma banda que tende a ser otimista, mas eles não vão se transformar em THE SISTERS OF MERCY tão cedo. Too Old To Die Young trata de assuntos semelhantes, mas de uma forma um pouco mais irônica; “Estou sentado aqui, perto dos cinquenta e dois, 'meh, não adianta morrer agora. Eu não vou ter nenhuma manchete, é melhor eu ficar vivo, pois tenho mais para dar'”, diz ele, mas ele tem todos os motivos para continuar respirando; ele ainda está gostando. “Eu li uma entrevista com Biff Byford da SAXON , 'caras como nós nunca se aposentam.' E é verdade, vou fazer isso até o dia da minha morte. Desde que seja divertido. Desde que você sinta que tem algo para dar. Eu estava ouvindo o último SAXONálbum e eles ainda são uma banda vital. Biff está na casa dos setenta agora e ainda soa incrível.”

O HAMMERFALL está se aproximando rapidamente de sua quarta década como banda e eles ainda soam incríveis também. Sua recente série de álbuns tem sido impressionante e Hammer Of Dawn pode ser o melhor do grupo. E apesar das reflexões sobre o envelhecimento e o assunto ocasionalmente sombrio, é principalmente uma celebração estridente da vida. Joacim não tem planos de se aposentar e ainda ama seus companheiros de banda e apoiadores. Tanto que ele escreveu uma música sobre isso, a abertura do álbum Brotherhood .

“Eu diria que está descrevendo a irmandade entre mim e Oscar . Somos uma equipe desde o dia em que nos conhecemos. Temos as mesmas visões de onde queríamos levar o HAMMERFALLJuntos somos uma irmandade muito forte e, como banda, nos divertimos muito juntos. Eu amo todos os caras da banda. Eu não consigo entender bandas que estão viajando pelo mundo se odiando. Como você pode fazer um bom trabalho se você está olhando para o seu guitarrista e pensando 'urgh, eu odeio esse cara'”, diz ele. “Mas é principalmente sobre os fãs, dizendo a eles 'sem vocês não estaríamos aqui.' Eu senti que este era o abridor perfeito. Depois de tantos anos em confinamento, espero que eles ainda estejam lá e, quando pegarem o álbum, eles ouçam na primeira música 'hey guys, we love you'. Nós estamos esperando por você. E estar no palco é a razão pela qual fazemos isso.' É uma homenagem aos maiores fãs do mundo. Toda banda diz isso e é tudo verdade. Seus fãs são os melhores fãs do mundo para eles, nossos fãs são os melhores do mundo para nós.”

Ouvir Brotherhood é como beber uma caneca quente de chocolate quente que foi misturada com uma bebida energética. É uma canção comovente, um hino e talvez a introdução perfeita para o álbum. Mas também oferece um vislumbre de por que uma banda sueca de power metal de cinco membros se saiu tão bem, apesar de se formar na era grunge. Eles amam o que fazem. Eles não estão aqui seguindo uma tendência, eles estão apenas se divertindo. E isso os torna muito fáceis de gostar.

“Pisar no palco é minha pílula da felicidade. Isso me dá forças para continuar com nossa vida diária.”

Hammer Of Dawn já está disponível pela Napalm Records.

Comentários